Inicia em 3 de June de 2023 Carga horária de 360 horas; Duração de 18 meses

MBA em Pesquisa Operacional e Tomada de Decisões estuda o uso de métodos analíticos avançados para melhorar a tomada de decisão em vários tópicos e aplicações. As disciplinas da MBA se concentrarão em estatísticas, probabilidade e metodologia de algoritmo. Ideal para você aumentar o seu lucro, diminuir as despesas.

MBA em Pesquisa Operacional e Tomada de Decisão

PRÓXIMO ENCONTRO

29 / ABRIL / 2023

CARGA HORÁRIA

360 H/A

TURMA

03

Modalidade: Ao Vivo pela Internet

HORÁRIO: Sábados das 13:00 às 17:00.

As aulas são gravadas e podem ser assistidas a qualquer momento.

 

MBA em Pesquisa Operacional estuda o uso de métodos analíticos avançados para melhorar a tomada de decisão em vários tópicos e aplicações.

As disciplinas se concentrarão em estatísticas, probabilidade e metodologia de algoritmo.

Os alunos serão bem versados ​​em gerenciamento e otimização de dados avançados, o que lhes permitirá assumir a responsabilidade de liderança em um número crescente de funções que usam dados para criar processos melhores.

ESTRUTURA DO CURSO

  • Fundamentos de Pesquisa Operacional;
  • Estatística e Melhoria de Processos;
  • Programação Linear;
  • Nivelamento de Álgebra Linear e Geometria Analítica;
  • Programação Inteira;
  • Apoio Multicritério à Decisão – Métodos de Agregação de Síntese;
  • Apoio Multicritério à Decisão – Métodos de Sobreclassificação;
  • Apoio Multicritério à Decisão – Novos Métodos de Apoio à Decisão;
  • Modelagem Matemática aplicada ao Supply Chain Management ;
  • Problem Structuring Methods;
  • Análise Envoltória de Dados;
  • Tomada de Decisão sob Incerteza e sob Risco;
  • Introdução à Teoria dos Grafos;
  • Aplicações em Teoria dos Grafos;
  • Teoria das Filas e Cadeias de Markov;
  • Simulação de Eventos Discretos;
  • Metaheurística;
  • Scheduling;
  • Metodologia Científica;
  • Gerenciamento de Projeto Ágil;
  • Trabalho de Conclusão do Curso – TCC.

OBJETIVOS DO CURSO

Promover a capacitação e a atualização profissional, integrando conhecimentos e práticas consagradas na área de Pesquisa Operacional e Tomada de Decisões.

OBJETIVOS SECUNDÁRIOS DO CURSO

O participante deverá desenvolver, ao longo do curso, uma visão estratégica, sempre com foco na tomada de decisões.

O estudante deverá ser capaz de estruturar um problema matematicamente, visando o apoio à tomada de decisão em organizações públicas e privadas.

DIFERENCIAIS DO CURSOS

Ao final do curso: Pesquisa Operacional e Tomada de Decisões , os alunos estarão aptos a:

  • Dar suporte à tomada de decisão, com auxílio de modelos da Pesquisa Operacional selecionados que expliquem um problema ou uma oportunidade de negócio e as incertezas associadas;
  • Desenvolver sistemas de Pesquisa Operacional que viabilizem a análise de modelo estatístico aplicado aos dados referentes ao assunto em questão;
  • Utilizar técnicas de design na formulação de problemas ou oportunidades de negócio e criação de possíveis soluções, interagindo de forma assertiva junto aos stakeholders.

PÚBLICO-ALVO

Este programa é dirigido a profissionais graduados nas mais diversas áreas de conhecimento que desejam adquirir capacidade em Pesquisa Operacional e Tomada de Decisões para atuar como executivos de organizações ou empreender
novos negócios de sucesso.

QUERO SABER MAIS SOBRE O CURSO

    PROFESSORES

    José Bezerra da Silva Filho

    Doutor em Engenharia, com concentração em TI pela Universidade Federal de Campina Grande (PB) / University of Maryland at College Park (USA), e Mestre em Ciência da Computação pela UFPB; foi o coordenador-fundador do Mestrado em Informática Aplicada da Unifor; foi Diretor de TI da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) de Fortaleza; Mais de 200 trabalhos publicados no Brasil e no exterior; é autor de10 livros; É diretor do Instituto de Capacitação Business School Brasil – BSBr. https://www.linkedin.com/in/josebezerrafilho/ Instagram @MentorDrJoseBezerra

    Marcos dos Santos

    Dois Pós-doutorados, sendo um deles em Ciências e Tecnologias Espaciais pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). É doutor em Sistemas, Apoio à Decisão e Logística pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e mestre em Pesquisa Operacional pela COPPE UFRJ. É professor de Matemática Avançada na graduação em Engenharia de Computação no Instituto Militar de Engenharia (IME), onde também atua na pós-graduação em Sistemas e Computação e na pós-graduação em Engenharia de Transportes. Também é docente do MBA em Data Science e Analytics da USP. Faz parte da Diretoria da Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional (SOBRAPO) e possui mais de 600 pesquisas publicadas no Brasil e no exterior.

    Igor Pinheiro

    Igor Pinheiro é mestre em Engenharia de Produção, com ênfase em Pesquisa Operacional, pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Graduado em Ciências Navais pela Escola Naval, do Rio de Janeiro (2014), com especialização na área de Máquinas. Possui Pós-Graduação em Propulsão Naval pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Monitor do MBA de Data Science e Analytics da Universidade de São Paulo (USP). É revisor dos periódicos IEEE Latin America Transactions, International Journal of the Analytic Hierarchy Process e Journal of Public Health. Membro da Operational Research UK Society.

    Miguel Lellis

    Pesquisador em Modelagem Matemática e Computação pelo Centro de Análises de Sistemas Navais da Marinha (CASNAV) e Mestre em Sistemas e Computação pelo Instituto Militar de Engenharia (IME). Atualmente é doutorando em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense (UFF), atuando na linha de pesquisa de Modelagem de Apoio à Decisão. Participante do grupo de pesquisa LEGGO (Laboratório de Estudos de Governança, Gestão e Otimização), com publicações nacionais e internacionais.

    Eder Cassettari

    Doutorando em Engenharia Mecânica – Escola Politécnica – USP, Mestre em Engenharia Mecânica ênfase Fabricação – UNICAMP, Docente na USP – MBA USP/ESALQ de Data Science e Analytics, UNIVESP – Engenharia de Produção, Universidade Anhembi Morumbi, escolas de Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção e Data Science Graduação e Pós. Engenheiro Mecânico ênfase Automobilística – FEI, 20+ anos de experiência em Automotiva em Engenharia, Produção, Lean Six Sigma e Melhoria de Processos, Lean Manufacturing / Office Expert, Lean Six Sigma Master Black Belt Sensei, Owner e CEO da Master Lean Six Sigma Consultoria e Treinamento, Membro da OR Society – UK, Membro do grupo de pesquisadores em Pesquisa Operacional do IME / CASNAV.

    Fabio Baldini

    Graduado em Engenharia de Produção Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2007), com Pós-Graduação em Gestão de Projetos pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2011). Tenho diversas experiências na área de Engenharia de Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: Estratégia em Fabricação, Programação VBA Excel, Gestão da cadeia de suprimentos, Gerenciamento de Projetos e Estratégia e Organização. Atuo como Coordenador de P&D em Ferramentas de Gestão de Projetos em uma multinacional na área de construções de fábricas no ramo de papel e celulose.

    Cassiano Tavares

    Doutorando em Engenharia de Produção – UFSCar – Área: Pesquisa Operacional, Mestre em Engenharia Mecânica – UFSCar – Área: Pesquisa Operacional e Elementos Finitos, Mestre em Engenharia de Produção – UFSCar – Área: Pesquisa Operacional. Atua como especialista em Pesquisa Operacional pela FAI/UFSCar e Cognitivo.AI. Docente nos MBAs USP/ESALQ de Data Science e Analytcs e Gestão de Projetos. Docente no Instituto de Capacitação Business Shcool Brasil (BSBr) no MBa em Pesquisa Operacional no Apoio à Tomada de Decisão. CEO da Optimus Solutions – Consultoria especializada na aplicação de Pesquisa Operacional na resolução de problemas reais.

    Daniel Moura

    Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal da Paraíba (2009). Doutor em em Arquitetura (2018) pelo PPGAU/UFPB. Trabalha nas áreas de Gestão da Produção, Ergonomia 4.0, Higiene e Segurança do Trabalho 4.0, Manufatura Aditiva e Indústria 4.0. Green Belt , Black Belt e Master Black Belt em Lean Six Sigma (2019). Perito Judicial na esfera da Segurança do Trabalho.…

    COORDENADOR

    Marcos dos Santos

    Dois Pós-doutorados, sendo um deles em Ciências e Tecnologias Espaciais pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). É doutor em Sistemas, Apoio à Decisão e Logística pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e mestre em Pesquisa Operacional pela COPPE UFRJ. É professor de Matemática Avançada na graduação em Engenharia de Computação no Instituto Militar de Engenharia (IME), onde também atua na pós-graduação em Sistemas e Computação e na pós-graduação em Engenharia de Transportes. Também é docente do MBA em Data Science e Analytics da USP. Faz parte da Diretoria da Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional (SOBRAPO) e possui mais de 600 pesquisas publicadas no Brasil e no exterior.

    DEPOIMENTOS

    Indico o curso de Preparação para Certificação PMP e CAPM pela qualidade dos profissionais que ministram o curso, pelo conteúdo adequado voltado para o teste e pelo profissionalismo e organização da BSBr.

    Elivan Queiroz

    Aluno Curso Preparação PMP e CAPM

    Já havia feito um Curso Preparatório PMP no passado, em outra empresa, mas a didática e formato do curso não me provocou tanto interesse. Quanto ao curso da BSBr, indico tanto pelo formato do mesmo, que permite a troca de experiências com vários professores certificados, como o Professor Bezerra que, de forma simples e objetiva, nos auxilia Nesse Projeto Pessoal que é a Certificação PMP.

    Douglas Martins Araújo

    Aluno Curso Preparação PMP e CAPM

    O curso é excelente, com o conteúdo bom e conhecimento vasto na área de Gerenciamento de Projetos. Veio agregar conhecimento para futuros projetos pessoal e profissional.

    Adriana Soares de Arruda

    Aluna Curso Preparação PMP e CAPM

    QUERO SABER MAIS SOBRE O CURSO