A principal finalidade de um Gerente de Projetos é ser um integrador. Se ele não tem essa habilidade, geralmente, um projeto acontece de maneira desordenada e com baixa probabilidade de acerto.
Um gerente de projeto sem foco e sem saber fazer a integração não aproveita o talento dos colaboradores da melhor maneira, demora mais para alcançar seu objetivo e pode causar um investimento maior que o necessário.
Como se Tornar um Gerente de Projetos Integrador?
O gerente integrador, necessariamente, tem que desenvolver habilidades de liderança.
No livro O Monge e o Executivo, de James Hunter, é apresentado a diferença entre gerência e liderança:
- Gerência não é algo que você faça para os outros. Você gerencia inventário, seu talão de cheques, seus recursos. Você pode até gerenciar a si mesmo. Mas você não gerencia seres humanos. Você gerencia coisas e lidera pessoas.
Segundo Hunter, Liderança: “É a habilidade de influenciar as pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo o bem comum”.
Para ser um gerente de projetos integrador é preciso ter todas as características listadas por Hanter, e ter conhecimentos das melhores práticas do gerenciamento de projetos.
Gerente Integrador
As organizações estão procurando cada vez mais os gerentes de projetos, com o perfil de integrador, pois já se percebe a importância desse profissional com essa habilidade para a otimização de recursos financeiros e humanos.
Um gerente de projeto integrador sempre vai ter uma oportunidade no mercado, afinal sempre haverá a necessidade de evolução dentro dos negócios.
O Gerenciamento de Projetos, por fazer parte de uma área relativamente nova no mercado empresarial brasileiro, ainda encontra-se gerente que não conhece as melhores recomendações relativas ao gerenciamento da integração dos projetos.
Veja a seguir como o novo Guia PMBOK 6ª Edição (PMI, 2017) trata o Gerenciamento da Integração do Projeto, em que o gerente do projeto é incentivado a ser um integrador dos processos e das pessoas.
Gerenciamento da Integração do Projeto
O Gerenciamento da Integração do Projeto inclui os processos e atividades para identificar, definir, combinar, unificar e coordenar os vários processos e atividades de gerenciamento de projeto dentro dos Grupos de Processos de Gerenciamento do Projeto (Figura 1).
No contexto de gerenciamento de projetos, a integração inclui características de unificação, consolidação e inter-relacionamentos das áreas de conhecimento do gerenciamento de projetos.
Figura 1: Área de conhecimento gerenciamento da integração do PMBOK® 6ª Edição.
O Guia PMBOK® trata dos conceitos-chave que um gerente de projeto deve ter conhecimento em relação ao Gerenciamento da Integração Projeto, veja a seguir.
Conceitos-chave do Gerenciamento da Integração do Projeto
O Gerenciamento da Integração do Projeto é uma atribuição específica do projeto.
O gerente do projeto é quem combina os resultados em todas as outras Áreas de Conhecimento e tem a visão geral do projeto. O gerente do projeto é responsável pelo projeto como um todo.
As ligações entre os processos nos Grupos de Processos de Gerenciamento de Projetos são muitas vezes iterativas. Por exemplo, o Grupo de Processos de Planejamento fornece ao Grupo de Processos de Execução um plano de gerenciamento do projeto documentado no início do projeto, e então o atualiza caso ocorram mudanças à medida que o projeto progride.
O Gerenciamento da Integração do Projeto envolve (PMBOK®):
- Garantir que as datas finais de entregas do produto, serviço; e do Plano de Gerenciamento de benefícios (é o documento que descreve como e quando os benefícios do projeto serão entregues) estejam alinhados;
- Fornecer um plano (como fazer) de gerenciamento do projeto para atingir os objetivos do projeto;
- Assegurar a criação e o uso do conhecimento apropriado de e para o projeto conforme for necessário;
- Gerenciar o desempenho e as mudanças das atividades no plano de gerenciamento do projeto;
- Medir e monitorar o progresso do projeto e tomar as medidas necessárias para atender aos seus objetivos;
- Coletar dados sobre os resultados obtidos, analisar os dados para obter informações e comunicar essas informações às partes interessadas relevantes; e
- Concluir todo o trabalho do projeto e encerrar formalmente cada fase, contrato e o projeto como um todo.
Também não menos importante o líder de projetos deve conhecer as tendências das áreas do gerenciamento da integração tabulados no novo Guia PMBOK® 6ª Edição listadas a seguir.
Tendências e Práticas Emergentes no Gerenciamento da Integração do Projeto
A integração do Projeto requer combinar os resultados de todas as Áreas de Conhecimento. Essas tendências evolutivas em processos de integração incluem:
- Uso de ferramentas automatizadas. Torna-se necessário a utilização de um Sistema de Informações de Gerenciamento de Projetos (SIGP) para coletar, analisar e utilizar informações para atender aos objetivos do projeto e realizar os benéficos do projeto.
- Uso de ferramentas visuais de gerenciamento. Essas ferramentas fornecem uma visão geral do status do projeto, facilita a transferência de conhecimento e capacita os membros da equipe e outras partes interessadas a ajudar a identificar e resolver problemas.
- Gerenciamento do conhecimento do projeto. A força de trabalho cada vez mais móvel e transitória exige um processo mais rigoroso para identificar o conhecimento em todo o ciclo de vida do projeto e transferi-lo para o público-alvo, para que o conhecimento não seja perdido.
- Expandir as responsabilidades do gerente do projeto. Os gerentes de projeto estão sendo solicitados a iniciar e finalizar o projeto, com o desenvolvimento de business case (caso de negócios) e o gerenciamento de benefícios. Também estão envolvidos numa identificação e engajamento mais abrangente das partes interessadas.
- Metodologias híbridas. Algumas metodologias de gerenciamento de projetos estão evoluindo para incorporar com sucesso novas práticas aplicadas. Exemplos incluem o uso de práticas ágeis e de outras práticas iterativas; técnicas de análise de negócios para o gerenciamento de requisitos; e métodos de gerenciamento de mudança organizacional para preparar a transição dos resultados do projeto para a organização.
Como são consideradas as adaptações necessárias para um bom gerenciamento moderno da integração dos projetos, na perspectiva do PMBOK®, são apresentadas abaixo.
Considerações sobre tailoring (adaptação)
Como cada projeto é único, o gerente de projeto pode precisar ajustar a forma como os processos de Gerenciamento da Integração do projeto são aplicados. Os itens a serem considerados para adaptação incluem:
- Ciclo de vida do projeto. O que é um ciclo de vida do projeto apropriado? Quais fases devem formar o ciclo de vida do projeto?
- Ciclo de vida de desenvolvimento. Qual ciclo de vida de desenvolvimento e abordagem são apropriados para o produto, serviço ou resultado? Qual abordagem é a apropriada: preventiva ou adaptativa/ágil? Se adaptativos, o produto deve ser desenvolvido de forma incremental ou iterativa? Uma abordagem híbrida é melhor?
- Abordagens de gerenciamento. Quais processos de gerenciamento são mais eficazes com base na cultura organizacional e na complexidade do projeto?
- Gerenciamento do conhecimento. Como conhecimentos serão gerenciados no projeto para promover um ambiente de trabalho colaborativo?
- Mudança. Como a mudança será gerenciada no projeto?
- Governança. Quais conselhos e comissões de controle e outras partes interessadas fazem parte do projeto? Quais são os requisitos de relatórios de status de projeto?
- Lições aprendidas. Quais informações devem ser coletadas ao longo e ao final do projeto? Como as informações históricas e as lições aprendidas serão disponibilizadas para projetos futuros?
- Benefícios. Quando e como os benefícios devem ser relatados: no final do projeto ou no final de cada iteração ou fase?
Já é uma realidade que o mercado enxerga que as ferramentas ágeis/adaptativas já estão presentes em alguns projetos específicos, exatamente por isso, é que o novo PMBOK® trata dessas considerações listadas a seguir.
Considerações para ambientes ágeis/adaptativos
Abordagens ágeis e iterativas promovem o engajamento dos membros da equipe como especialistas locais domínio no gerenciamento de integração. Os membros da equipe determinam como planos e componentes devem ser integrados.
As expectiativas do gerente do projeto, conforme observado em Conceitos-chave para Gerenciamento da Integração não mudam em ambiente adaptativo/ágil, mas o controle do planejamento detalhado do produto e a entrega são delegados à equipe.
O foco do gerente do projeto é formar um ambiente de tomada de decisão colaborativo e garantir que a equipe tenha capacidade para reagir a mudanças.
Considerações Finais
Com um gerenciamento da integração de um projeto de forma eficaz se consegue uma melhora na percepção de valor pelo cliente – Quando se gerencia as expectativas dos clientes, analisando seus desejos e anseios aumenta, o nível de satisfação do cliente.
Também, com gerenciamento efetivo da integração do projeto se antecipa problemas. Isso aumenta a eficiência do projeto, permitindo que faça mais e mais projetos com maior qualidade.
Nunca é demais lembrar que um gerenciamento profissional de projetos contribui para uma maior probabilidade de sucesso das organizações.
Portanto, lembre-se de utilizar essas recomendações do Guia PMBOK®, em relação ao Gerenciamento da Integração em seus projetos.
Gostou de conhecer mais sobre o gerenciamento da integração dos projetos para a sua empresa? Lembre-se de curtir o artigo e compartilhar com seus amigos.
Todavia, se você pretende aprofundar seus conhecimentos em Gerenciamento de Projetos veja o meu artigo “Por que o Gerenciamento de Projetos é um Fator de Sucesso nas Organizações?”.
Autor
Prof. Dr. José Bezerra da Silva Filho. Entusiasta em Gerenciamento de Projetos. Doutor em Engenharia pela Universidade Federal de Campina Grande – UFCG e Universiy of Maryland at College Park (EUA) e Mestre em Ciência da Computação pela UFCG. Elaborou, implantou e coordenou um curso de Mestrado em Informática Aplicada. Já coordenou dezenas de turmas de cursos de MBA/Especialização. Trabalhou no Banco do Nordeste do Brasil por mais de três décadas. É autor de seis livros, sendo os últimos dois: Tecnologia da Informação e Comunicação para Gestores; Na Trilha dos Lucros: Prática de Gestão para Tornar sua Empresa mais lucrativa. Coordena o MBA em Gerenciamento de Projetos do Instituto de Capacitação Business School Brasil – BSBr e o Treinamento de Preparação para as Certificações PMP e CAPM, que já está na sua 36ª Turma.
Contatos do autor
- (85) 9.9921-1675
- E-mail: Professor.Dr.Bezerra@bsbr.com.br
- Se inscreva na minha LISTA VIP receba em seu e-mail dicas e sacadas sobre Gerenciamento de Projetos, clique aqui: https://bsbr.com.br/lista-vip-gp/
842 Comentários
Sabrina
Ótimo artigo para quem deseja saber e estudar mais sobre o gerenciamento da integração do projeto na nova VERSÃO do pmbok 6 ed.
prof.dr.bezerra
sabrina, muito grato pelo feedback
Vinicius
Excelente artigo!
Rafael Arcanjo
O gerenciamento da integração do projeto é, sem dúvidas, o meio de garantir o seu sucesso. Atualmente, por meio dos métodos ágeis, as expectativas do cliente e como o gerente de projetos atua para garantir que elas sejam alcançadas, foram modificadas. Excelente conteúdo!
prof.dr.bezerra
Olá Rafael Arcanjo,
Gostei muito das suas considerações.
Muito grato.
Prof. José Bezerra
prof.dr.bezerra
Vinicius muito grato!
Paulo Bet
mUITAS PESSOAS DEVERIAM LER ESSE ARTIGO, POIS NÃO SABEM A DIFERENCIA ENTRE GERENCIAR UM PROJETO E LIDERAR PESSOAS….PARABÉNS PELO ARTIGO. MUITO BOM.
prof.dr.bezerra
Paulo muito grato pelo feedback
Comments are closed.